|
Créditos: Arquivo pessoal
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, participa de uma imersão internacional promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde o dia 7 de janeiro, representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de dirigentes das federações estaduais, cumprem agenda em três países: Inglaterra, Alemanha e Espanha.
A programação segue até o dia 16 de janeiro e tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as estruturas de arbitragem, os modelos de governança e o sistema de fair play financeiro adotados em cada país, que são referências mundiais na gestão do futebol.
A iniciativa busca estimular o intercâmbio de experiências com ligas e federações internacionais, promovendo debates técnicos e institucionais voltados à modernização do futebol brasileiro.
Para Mauro Carmélio, que além de presidir a FCF também é diretor da CBF, a imersão representa um passo importante no fortalecimento institucional do futebol nacional e internacional.
“É uma oportunidade extremamente rica de aprendizado e troca de experiências. Ao conhecer de perto modelos consolidados de gestão, arbitragem e controle financeiro das principais ligas mundiais, levamos subsídios importantes para aprimorar o futebol brasileiro como um todo e, especialmente, o futebol cearense”, afirmou o dirigente.
Ao final, Mauro Carmélio ressaltou a importância da união entre entidades nacionais e clubes:
“Esse alinhamento entre a CBF, sob a liderança do presidente Samir Xaud, e os clubes, como o Ceará, aqui representado por seu presidente, João Paulo Silva é fundamental. Quando federação, confederação e clubes caminham juntos, o futebol cresce de forma organizada, sustentável e com visão de futuro.”
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 Danielfranca@futebolcearense.com.br
|