Créditos: Lucas Emanuel/FCFNa noite desta quarta-feira (4), o Teatro RioMar foi palco da 2ª edição do Prêmio Esporte Ceará. Considerado o “Oscar do Esporte Cearense”, o evento homenageou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, com a Medalha do Mérito Desportivo, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado do Ceará, por decisão do Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC).
Ao lado de Mauro Carmélio, outras cinco personalidades foram agraciadas, entre elas Thiago Monteiro, cearense campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em 2025, homenageado na condição de treinador do atleta Hugo Calderano.
A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), o Centro de Formação Olímpica (CFO), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC). A premiação contempla mais de 40 modalidades esportivas, reconhecendo atletas, paratletas, treinadores e gestores do esporte cearense.

Durante o discurso, Mauro Carmélio destacou a importância do reconhecimento e o apoio familiar ao longo da trajetória:
“É uma grande responsabilidade ser reconhecido pelo meu estado. Quero dividir essa homenagem com a minha família, que esteve ao meu lado em muitos momentos de renúncia, especialmente nos sábados e domingos em que estávamos nos estádios de futebol e nos ginásios, sempre trabalhando. Tenho a certeza de que essa homenagem será guardada com muito carinho e orgulho”, afirmou.
Ele também fez um apelo aos apoiadores e patrocinadores para que continuem investindo no esporte cearense, ressaltando que os atletas são os verdadeiros protagonistas e que o esporte representa um importante espaço de inclusão, socialização e desenvolvimento para o estado do Ceará.
Em 2021, Mauro Carmélio já havia sido agraciado com a Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza a desportistas que prestam relevantes serviços à sociedade.
Mauro Carmélio tem uma trajetória notável no esporte cearense. À frente da Federação Cearense de Futebol, foi responsável por trazer modernidade à entidade contribuindo diretamente para a profissionalização do futebol cearense. Foi Chefe de Delegação da Seleção Brasileira sub-17 e sub- 20 nas competições mundiais da FIFA em 2014, 2015 e 2017, da Seleção Principal Feminina no Torneio Internacional Uber de Seleções Femininas em 2019, no Feminino sub-20 em 2018, na Copa do Mundo de Futsal de 2021 (Lituânia), Copa América de Futsal de 2022 (Paraguai) e Copa do Mundo de Futsal 2024 (Uzbequistão), no qual sagrou-se Hexa Campeão.
Recentemente, sob a gestão do atual presidente da CBF, Samir Xaud, Mauro Carmélio foi nomeado Diretor da CBF nas modalidades de Futsal e Beach Soccer. Também conquistou com a Seleção Brasileira de Futsal, o título mundial no feminino e a Copa América com o masculino.
O evento foi encerrado com a palavra do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, que destacou a importância da premiação como instrumento de incentivo ao esporte em todo o estado, além de ressaltar a relevância de apresentar ao povo cearense os atletas que levam o nome do Ceará ao cenário nacional e internacional.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066523
Danielfranca@futebolcearense.com.br