•  Iguatu
  • Barbalha
  • Caucaia
  • Ceará
  • FC Atlético
  • Ferroviário
  • Floresta
  • Fortaleza
  • Horizonte
  • Maracanã
  • Cariri
  • Guarani (J)
  • Icasa
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Pacajus
  • Pacatuba
  • Tiradentes
  • Tirol
  • Aliança
  • Calouros do Ar
  • Crateús
  • Crato
  • Esporte
  • Guarany (S)
  • Terra e Mar
  • Alvinegro
  • Atlético
  • Estação
  • Juasal
  • Juventus
  • Menina Olímpica
  • Movimenta
  • R4
  • Rio Branco
  • Santa Cruz
  • São Gerardo
  • São Gonçalo
:: Notícia
FCF divulga Ata da reunião dos clubes
Postada em 11/02/2009 às 22:19
Local: Hotel Gran Marquise - Avenida Beira-Mar, 3890

Por ocasião da reunião, os clubes convidaram a imprensa e desportistas em geral para um debate sobre a situação da falta de estádios na capital cearense em 2010.

O diretor de marketing do Fortaleza EC, Kleber Dias, iniciou os trabalhos convidando as seguintes pessoas para compor a mesa de debates:

- Gomes Farias, deputado estadual;

- Leonelzinho Alencar; vereador da cidade de Fortaleza;

- Mauro Carmélio, vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol;

- Evandro Leitão, Presidente do Ceará SC;

- Paulo Vágner, Presidente do Ferroviário AC;

- Lúcio Bomfim, Presidente do Fortaleza EC.

O deputado estadual Gomes Farias iniciou o debate: "Estamos apoiando todos os debates em relação ao fato de Fortaleza ser escolhida como sub-sede da Copa do Mundo 2014 e entendemos que isso é uma realidade. O que vai ficar para a nossa cidade em termos de estrutura após a Copa, é algo fantástico. Mas e o nosso futebol, como vai ficar? O Castelão será fechado para a reforma e não acredito que as obras do PV estejam prontas até janeiro de 2010, por se tratar de algo público, que demanda tempo para licitação, entre outros fatores. Estou preocupado com o futebol cearense e encaminhei um requerimento na Assembléia Legislativa, no qual a comissão já foi formada para levar a situação ao Governo do Estado. Estou aqui para convidar os clubes para, junto com os parlamentares, apresentarmos este fato e propor uma discussão. Como sugestão para o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, o poder público pode comprar 150 mil reais de ingressos por jogo aos clubes, implementando o programa da nota fiscal, como existe em outros centros como a cidade de Recife". Após a fala, o deputado teve que se retirar por compromissos na Assembléia Legislativa.

Em seguida, o vereador Leonelzinho Alencar teve a palavra: "Agradeço a oportunidade de participar deste importante debate e levanto a bandeira dos clubes na Câmara Municipal de Fortaleza. Estou aqui para contribuir da melhor maneira possível. Contamos com a sensibilidade da Prefeita Luizianne Lins, que não veio para a reunião por estar em Brasília. Mas falamos com o chefe de gabinete da Prefeita e as portas estão abertas pra gente discutir o assunto. Como é de conhecimento de todos, fiz o requerimento na Câmara Municipal e estou abraçando essa causa. Meu pai já foi Presidente do Fortaleza Esporte Clube e eu conheço a realidade dos nossos clubes. Conseguimos com o nosso trabalho o patrocínio da Prefeitura aos três grandes clubes da nossa cidade e isso é o mínimo que podemos fazer. Contem sempre pra defender os interesses do esporte, porque o futebol é o lazer de milhares de cidadãos fortalezenses".

O vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, também falou sobre o assunto: "Estamos aqui para lutar pelos interesses do futebol cearense. Estamos aqui junto com os clubes para encontrar uma solução, pois vamos perder o estádio Castelão por alguns anos a partir de janeiro de 2010. Anteriormente, compareci a uma audiência na Câmara Municipal, onde só quem estava presente era a Federação e o Renato Rocha, vice-Presidente do Ferroviário AC. Hoje eu vejo essa união dos clubes e isso é importante. Tive com a Prefeita Luizianne Lins no evento da FIFA, na última semana, e ela me garantiu que já tem uma parte da verba para a reforma do PV, algo em torno de 10 milhões de reais, ou seja, 1/6 do total. Eu não sou engenheiro, mas pelas informações que temos, não acredito que o PV fique pronto até janeiro de 2010. E os jogos no ano que vem, vamos marcar pra onde? Os jogos pequenos e médios, tem a opção dos estádios particulares dos clubes. Mas e o clássico? Vamos marcar pro estádio Carlos de Alencar Pinto ou Alcides Santos e ser responsabilizados pela falta de segurança? Vamos marcar pra Horizonte? Temos que parabenizar o ex-Prefeito Chico César pelo grande patrimônio que ele construiu para o futebol cearense que é o estádio Domingão. Mas vamos jogar em Horizonte todas as partidas? Nós vamos de carro, com ar-condicionado, e o torcedor comum? A situação é séria. Repito, a Federação está unida com os clubes nesse debate. O torcedor não vai para o estádio sem condições, sem conforto. Daqui a pouco, vai encontrar outro motivo, outro lazer, outra diversão. Vamos perder esse torcedor que os clubes trabalham desde a década de 80 pra conquistar? Podemos construir um grande estádio em outro local e estamos aqui pra debater e ouvir as sugestões".

Continuando o debate, os Presidentes dos clubes foram ouvidos. Por ordem alfabética dos clubes, o Presidente do Ceará SC, Evandro Leitão, teve a palavra: "É muito preocupante essa situação do futebol cearense. Nós temos estádios para abrigar jogos dos times grandes contra time pequenos, mas e os clássicos? E os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro? É uma situação para o ano que vem, mas a discussão tem que ser agora. Demos a sugestão de ampliar os estádios dos clubes, mas não estamos aqui pra defender apenas essa idéia. Queremos uma discussão. Não podemos admitir é que a Prefeitura não faça nada há mais de um ano. Temos que enaltecer os políticos que estão levantando essa bandeira, como o deputado Gomes Farias e o vereador Leonelzinho Alencar. Nós precisamos dessas pessoas, da presença dos clubes na discussão, da imprensa, dos políticos, enfim. Para resolver, basta querer, basta ter sensibilidade. O estádio Albertão, em Teresina, por exemplo, foi construído em quatro meses. Quero agradecer ao Leonelzinho pelo patrocínio da Prefeitura. A gente sabe que ele está batalhando e temos que ser justos".

O Presidente do Ferroviário AC, Paulo Vágner, também falou no debate: "Inicialmente quero ressaltar que a Diretoria do Ferroviário está em peso aqui. É importante discutir o assunto e o Ferroviário é interessado, mesmo tendo uma torcida menor que a do Fortaleza e do Ceará, mas reconhecemos o problema dos estádios. Existe uma preocupação porque o torcedor é a nossa matéria-prima. Vamos jogar as semifinais no Castelão porque não temos como fazer na Barra do Ceará. Ouvi muita gente reclamando no jogo passado do desconforto, que assistiu o jogo em pé, muitos ficaram do lado de fora e voltaram para casa. Não queremos isso para o nosso torcedor. Como já foi falado aqui, daqui a pouco o torcedor procura outro lazer, forró, outra diversão. Como falei, sabemos que somos um clube menor que Fortaleza e Ceará, mas não somos time pequeno e estamos disponíveis para o debate e a busca por soluções".

Em seguida, o Presidente do Fortaleza EC, Lúcio Bomfim, teve a palavra: "É importante ressaltar que o Fortaleza está engajado na campanha para trazer a Copa do Mundo para a nossa capital. Mas, com o fechamento do Castelão e a reforma do PV, a qual não acreditamos que esteja pronta em janeiro de 2010 pelo investimento que será feito, nós levantamos essa polêmica, da falta de estádios, porque é uma realidade. Nós não vimos nenhuma manifestação do Governo do Estado e da Prefeitura sobre o assunto. Não fizemos isso antes da vinda dos representantes da FIFA para não prejudicar a candidatura de Fortaleza, mas queremos discutir o assunto. Tentamos convidar o secretário de esportes, Ferrúcio Feitosa, para este encontro, mas ele não pôde comparecer. Mesmo assim, a notícia boa que recebemos é que na segunda-feira, o Governador e suas equipes vão estar conversando sobre vários assuntos e um dos pontos é essa questão dos estádios. O deputado Nelson Martins, líder do Governo na Assembléia, já marcou uma data para os clubes irem na Assembléia e também levantar essa discussão. Os vereadores e deputados nos representam junto aos governantes. Existem várias alternativas para 2010, o PV pode ser reformado e liberado provisoriamente. Quando o Castelão for liberado, o PV pode complementar a reforma, enfim. Queremos que essa discussão chegue aos governantes. É uma preocupação dos clubes, que tem suas torcidas. O futebol não é apenas um esporte, é uma forma de lazer de muitos cearenses. Se não houver uma solução sobre esse assunto, vai ter uma insatisfação muto grande. O futebol faz parte da vida de muitos cidadãos, desde o rico até o mais pobre. Eles são nossos clientes. Estamos abertos para a discussão".

Dando continuidade ao encontro, o conselheiro do Ferroviário AC, José Rêgo Filho, pediu a palavra e reforçou o exemplo do Presidente do Ceará SC, Evandro Leitão, sobre o estádio Albertão, em Teresina: "No Piauí, eu testemunhei a construção do Albertão em apenas quatro meses, devido a criatividade e empenho do poder público em resolver o problema". José Rêgo se dirigiu ao Presidente Lúcio Bomfim exaltando a sua coragem para realizações e disse que o mesmo pode conduzir esta situação. O conselheiro do Ferroviário AC ainda enfatizou que o objetivo dos clubes é legítimo. "Nós não queremos esmolas do Governo. O que nós desejamos é fazer convênios e parcerias para resolver uma situação complexa. Podemos trabalhar o lado social do clube, abrindo espaço para crianças em situação de risco, nos bairros onde os clubes estão. O Ferroviário cuida da Barra, o Ceará de Porangabussu e o Fortaleza do Pici. E em casa estádio, poderia ter serviços para a comunidade, como delegacias, postos de saúde, entre outros".

Em seguida, foi aberta o momento para a participação da imprensa. O radialista Alano Maia, diretor da APCDEC - Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará -, conclamou a imprensa a participar efetivamente do processo de discussão. "Faço um convite aos jornalistas que têm uma importância fundamental nessa luta, para ampliar a cobrança e divulgar o debate". O radialista comentou também o encontro com o secretário Ferrúcio Feitosa. "Levei para ele a idéia de trazer crianças das escolas públicas para conhecer o estádio Castelão, para conhecer o gramado, as cabines de rádio, os vestiários, com o objetivo de incentivá-las para valorizar e cuidar do patrimônio público. Os clubes podem ter trabalhos semelhantes". Em seguida, Alano Maia fez a seguinte indagação: "Entre todas as sugestões apresentadas, qual seria a melhor e mais rápida saída para esse momento?".

O Presidente do Ceará SC, Evandro Leitão, expressou sua opinão: "A forma mais rápida e eficaz de resolver essa situação seria a reforma e ampliação dos estádios dos clubes, já que os três tem uma boa base estrutural com iluminação e drenagem adequadas. A comunidade teria em troca vários benefícios, a gente não quer pedir nada, não se trata de uma doação, mas sim de uma parceria."

O Presidente do Ferroviário AC, Paulo Vágner, comentou sobre a disponibilidade do clube em expandir o seu trabalho social: "O Ferroviário atende a 800 crianças e estamos abertos para realizar convênios para ampliar essa ação".

Já o Presidente do Fortaleza EC, Lúcio Bomfim, analisou a situação e comparou o momento com a realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. "A entrada de recursos públicos em empresas privadas é algo factível e pode ser feito através de parcerias. O orçamento para o Pan foi de 700 milhões de reais e faltando um ano e meio as obras estavam atrasadas e o Governo disponibilizou mais 3 bilhões de reais. Para a Copa de 2014 pode acontecer a mesma coisa. E não estamos preocupados apenas com as receitas, mas principalmente com um lugar para jogar. Vamos resolver a parte financeira, mas e os jogos? A ampliação dos estádios dos clubes para um público razoável é importante, mas não resolve o problemas dos clássicos".

O radialista Kramer Filho indagou a mesa sobre a meta de ampliação da capacidade dos estádios. O Presidente do Ceará SC, Evandro Leitão respondeu: "Conversamos sobre isso e o Ferroviário, como tem uma torcida menor, teria sua capacidade ampliada para 10 mil pessoas. Já o Fortaleza e o Ceará aumentariam para 20 mil a capacidade de seus estádios. As reformas do Castelão e do PV serão de aproximadamente 500 milhões de reais. E aqui não é nenhuma crítica, pelo contrário. Mas com um baixo percentual desse valor, por volta de 3%, conseguiríamos realizar as obras e transformar nosso estádios em verdadeiras praças esportivas. A cidade de Horizonte gastou 10 milhões de reais para a construção de um estádio para 10 mil pessoas. Em relação aos clássicos, podemos fazer como é no Paraná, por exemplo. O mandante fornece uma quantidade de ingressos para a torcida adversária".

O vice-Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, reafirmou as palavras do radialista Alano Maia e convocou a imprensa para se fazer presente na discussão. O Presidente do Ferroviário AC, Paulo Vágner, lembrou que o Governador Gonzaga Mota, há mais de vinte anos, contribuiu para a construção dos estádios dos clubes e até hoje é lembrado por esse feito. O diretor de marketing do Fortaleza EC, Kleber Dias, finalizou a reunião, ressaltando que outros encontros acontecerão para debate do assunto.

Fortaleza-CE, 11 de fevereiro de 2009.


voltar


Publicidade
         
  Membros da Diretoria   1ª Divisão 2011   Notícias   Siga-nos no Twitter
  Normas e Regulamentos   Anos anteriores   Galeria de imagens   Nosso canal no YouTube
  Clubes afiliados   Campeões   Vídeos   Nosso perfil no Orkut
  Contato   Ranking   Links   Nosso perfil no Facebook
  Localização   Arbitragem    
  
  Federação Cearense de Futebol - R. Paulino Nogueira, 77 - Benfica - (85)3206.6500