Notícia
Postada em 25/09/2014 às 16:30 FCF TV comemora um ano de atividade
Na tarde do dia 25 de setembro de 2013, exatamente um ano atrás, por volta das 16h30, entrava no ar a primeira transmissão da FCF TV. O projeto havia sido lançado uma semana antes, com a proposta de levar a público os principais jogos de todas as competições cearenses. De lá para cá foram 49 partidas transmitidas, vários comentaristas convidados e inúmeros torcedores ligados, vibrando com seu time do coração.

A primeira partida transmitida foi a final do Cearense Sub-15 de 2013. Fortaleza e Aliança empataram e o tricolor ficou com o título. Coube à Brenno Rebouças fazer a narração inaugural da FCF TV, mas apenas ele não sabe falar sobre o seu desempenho naquele dia. “Com o nervosismo da estreia e a pressa para colocar a transmissão no ar, o pessoal da técnica esqueceu de ligar o aparelho que grava a narração; ficaram guardadas apenas as imagens”, conta. O primeiro comentarista convidado foi Benê Lima, que já participou de outras transmissões, e Jones Cavalcante fez as reportagens.

Da equipe original, apenas Jaime Sena e Patrícia Castro participaram de todas as transmissões. Ele cuida da técnica e ela das imagens. “Temos um rodízio de narradores, repórter e principalmente comentaristas, mas com a gente não tem essa moleza”, brinca Patrícia, que opera a câmera do jogo. Computador à frente, emaranhado de fios e equipamentos ao alcance das mãos, Jaime Sena é o “faz tudo” da FCF TV. Sem ele não haveriam caracteres, replays, cortes de câmera e nem mesmo transmissão. Isso porque cabe a ele também a função de lançar na rede e monitorar a partida enquanto ela acontece ao vivo. “É uma tensão a cada jogo, mas no fim dá tudo certo”.

Grandes jogos

No intervalo de um ano em atividade, a FCF TV já levou ao ar sete finais de campeonato. A mais marcante delas foi a decisão da Taça Fares Lopes 2013. Barbalha e Guarany de Sobral disputaram o segundo jogo no Estádio Inaldão. A equipe caririense levantou o troféu principal e ficou com a vaga na Copa do Brasil. Naquele dia, mas de mil telas estavam conectadas ao site da Federação Cearense de Futebol.

Quem narrou a partida foi J. Filho. Ele conta que a experiência foi inesquecível. “As cabines de imprensa eram bem próximas da arquibancada, então vazava nos microfones o barulho que o torcedor fazia, o clima ficava com mais cara de decisão e a emoção se traduzia em palavras mais facilmente”, lembra.
Competições nacionais também fazem parte do breve currículo da FCF TV. O torcedor cearense já acompanhou partidas da Copa do Brasil de Futebol Feminino e do Campeonato Brasileiro Série D. E a audiência veio de todos os lugares. “Em Guarany x Remo/PA tínhamos registro de torcedores no Japão, Espanha, França, EUA, Canadá e Suriname”, informa Brenno.

Reportagens e coberturas

Posse da nova Diretoria Executiva da FCF, cerimônia de entrega dos escudos CBF aos árbitros cearenses, e festa do Cearense New Magic são alguns dos eventos que a FCF TV cobriu ao vivo. O torcedor também pode acompanhar o sorteio da arbitragem para os jogos do seu time do seu coração.

Os assuntos que as emissoras de televisão não mostram são pautas de reportagem para a FCF TV, como a Homenagem à Copa do Nordeste, Os testes de pré-temporada da arbitragem cearense e a reforma do Estádio Antônio Cruz são exemplos.

Novidades e projetos

Para quem acompanha as transmissões desde o início do projeto, não é difícil perceber as mudanças que a FCF TV sofreu ao longo de um ano. Caracteres, recursos tecnológicos e melhoria de sinal de internet podem ser citados como exemplos. A interação com o torcedor durante as partidas ganhou mais agilidade e ficou mais fácil.

No início da temporada de 2014, dois reforços agregaram à equipe. Os repórteres David Mota e Tarcísio Ribeiro passaram a se revezar jogo a jogo.

Ainda há, no entanto, muitos planos pela frente. Um deles é a criação de um programa semanal. A diretora de Comunicação da FCF, Manuella Viana, relata a importância que o formato teria no contexto do futebol cearense. “Nosso futebol não se limita a duas ou três equipes. É bem mais amplo. E a gente quer mostrar isso”, explica.

Investimento

Sem nenhum anúncio ou patrocinador, a FCF TV é mantida exclusivamente pela Federação Cearense de Futebol. E de forma opcional. O presidente da instituição, Mauro Carmélio, é defensor de que o veículo seja apenas de divulgação. “A nossa meta sempre foi divulgar, apresentar, mostrar o nosso futebol. Publicidade está fora do contexto da FCF TV. E cada centavo investido tem como retorno as telas ligadas. É gratificante”, disse.

O primeiro ano passou e outros mais estão por vir. E a meta da FCF TV continua a mesma: dar destaque ao futebol cearense!

Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Pro Clubs 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br