Notícia
Postada em 23/06/2017 às 14:37 Workshop CBF Social - Fortaleza/CE - Dia 1
cbf social 1


Propor uma integração entre profissionais ligados ao futebol, saúde, bem estar e a relação do esporte com a sociedade, por meio de workshops, palestras e mesas redondas. Estes são alguns dos objetivos e meios do CBF Social, evento que acontece em todo país e que tem Fortaleza como sede entre os dias 22 e 25 de junho.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a Federação Cearense de Futebol (FCF). As formações estão sendo ministradas no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).

Durante toda a manhã desta quinta-feira (22), os profissionais ligados ao meio esportivo, como professores de educação física, médicos e atletas puderam acompanhar ciclos de palestras ligadas a saúde. Os principais objetivos foram alertar e informar os cuidados necessários para o bom desempenho de atletas.

Alguns dos temas debatidos foram: concussão cerebral, sistema de mapeamento de lesões, doping no Futebol, a importância do trabalho interdisciplinar no Futebol e a Prevenção de lesões no futebol. Para discutir sobre os assuntos, especialistas ligados a CBF estiveram presentes. Jorge Pagura – presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, Andréia Picanço – coordenadora geral da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF e Fernando Solera - presidente da Comissão de Controle de Doping, ministraram seus debates separadamente.

Alguns dos representantes locais das palestras foram: Henrique Bastos – chefe do Departamento Médico do Ceará SC; Edson Palomares – fisiologista do Fortaleza EC; Wellington Alencar – fisioterapeuta do Ceará SC e Liana Gláucia de Castro – psicóloga do Fortaleza EC. Giovanni Bruno Ramirez – fisiologista do Ceará SC; Fabiano Rosenau – preparador físico do Fortaleza EC e Leandro Rebouças Bezerra – médico do Fortaleza EC, também estiveram presentes.

No período da tarde o tema do evento foi “Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Futebol”. Diogo Netto - Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Mauro Carmélio - Presidente da Federação Cearense de Futebol, Carlos Nicodemos - Advogado e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Marcelo Nascimento – Diretor Social da Associação de Ex Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI), Monica Sillan de Oliveira - Assistente Social e Coordenadora Geral da OSC FACC e Nathalia Guimarães - Assistente Social e Secretaria Executiva AECCI, palestraram sobre Cidadania e Direitos das crianças e adolescentes na prática do Futebol.

Para Carlos Nicodemos, o Futebol é um dos melhores meios de inclusão social para crianças e adolescentes. “O Futebol é um esporte que não tem classe, não tem cor e não tem gênero, por isso é tão fácil trabalhar a questão da inclusão social neste esporte. A criança ou adolescente, ao participar de uma escolinha ou time de futebol, além de se beneficiar, está aprendendo também sobre inclusão e cuidado com próximo”.

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, declarou que as expectativas para o sucesso do evento são grandes e que o grande objetivo do workshop é proporcionar mais conhecimento aos participantes. "Esperamos que com essas palestras debatidas por estes grandes profissionais, o público que está aqui no evento, saia hoje mais enriquecido de conhecimento em suas respectivas áreas de atuação", finalizou.

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Pro Clubs 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br