Notícia
Postada em 18/07/2018 às 15:35 Katrine Costa é convocada para Seleção Brasileira Feminina Sub-20
Créditos: arquivo pessoal

Em 2016, ela havia sido convocada para a Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20, realizada na Papua-Nova Guiné. Este ano, Katrine Costa, atleta cearense de 20 anos, voltará a vestir a camisa da Seleção Brasileira e representará o nosso país no Mundial da França. O torneio acontecerá entre os dias 5 e 24 de agosto. A atleta, que teve passagem na Associação Menina Olímpica, atualmente defende o Osasco Audax, de São Paulo.

Sobre a atleta
Cearense natural de Fortaleza, Katrine da Silva Costa descobriu sua vocação para o futebol ainda criança, quando tinha apenas seis anos e jogava travinha na rua com os amigos. Por ser de uma família onde todos amam o esporte, a atleta teve incentivos de todos os lados. Ainda criança, Katrine começou a frequentar uma escolinha de futebol na Praia do Futuro, e foi acompanhada pelo professor Dito. “Ele foi um cara importantíssimo na minha vida. Quando soube da escolinha dele, pedi ao meu pai pra falar com ele e me colocar no projeto. Então meu pai foi lá, pediu e eu comecei a treinar com as meninas. Com o passar do tempo, o Dito viu meu potencial, me tirou do time das meninas e me colocou na equipe dos meninos. O professor Dito sempre me falava que eu tinha futuro, sempre teve fé em mim”, pontuou Katrine.

Em 2007, então com nove anos de idade, Katrine fez seu primeiro teste para um time de futebol. “Na época em que eu ainda estava no projeto, o Fortaleza (Esporte Clube) abriu teste para o time feminino, pois, se não me engano, eles iriam disputar a Copa do Brasil. Daí o professor Dito perguntou se eu queria fazer e eu topei. Ele falou com meus pais, na época eu tinha só nove anos, ai meu pai me levou para o teste do Fortaleza, eu fiz e passei. Com apenas nove anos, eu joguei ao lado de meninas maiores que eu! Foi lá no Fortaleza também onde eu comecei a treinar todos os fundamentos básicos e onde eu conheci o Chagas Ferreira, que é o fundador e coordenador da Associação Menina Olímpica”.

Após passagem rápida pelo Fortaleza Esporte Clube, Katrine foi convidada a participar da Associação Menina Olímpica, antigamente chamada Escola de Esportes da Emlurb. Lá, ela despontou para o futebol profissional. Entre 2013 e 2014, a meia-atacante jogou no Rio Grande do Sul. Em 2015, Katrine voltou para Fortaleza, onde defendeu o Unifor e disputou o Campeonato Cearense Feminino. No ano seguinte se transferiu para o Corinthians/SP, onde ficou até 2017. Agora, Katrine é jogadora do Osasco/Audax, de São Paulo.

No ano de 2013, com 15 anos de idade, Katrine foi convocada pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol Feminino no Sul-americano. Dois anos depois, a meia-atacante voltou a ser relacionada, desta vez para integrar o time Sub-20 que disputou o Sul-americano em 2015. “Fizeram duas convocações para o Doriva escolher as atletas que iriam participar do Sul-Americano e eu estava presente em ambas as listas. Tive a oportunidade de jogar meu primeiro Sul-Americano pela Seleção Brasileira e fui mais abençoada ainda por ter sido campeã. Aquilo foi uma das melhores sensações da minha vida!”, completou Katrine.

Em 2016, Katrine Costa disputou seu primeiro Mundial Sub-20 com a amarelinha da Seleção Brasileira. Este ano, a atleta repetirá o feito e competirá na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20 2018, que será realizada na França. Ela relembra o caminho trilhado até aqui e fala, de forma agradecida, das oportunidades que teve: “Eu não esperava chegar tão longe assim. Mas eu acredito que os sonhos que Deus tem pra mim são bem maiores e melhores que os meus. Então tá na seleção hoje não é só um sonho, é fruto de muito trabalho e dedicação. Quem me conhece sabe que não foi nada fácil chegar aqui, mas eu estou sendo abençoada a cada dia. Agradeço a todos que me incentivaram pra hoje eu estar onde eu estou, e fico muito feliz por a Federação Cearense de Futebol estar apoiando o futebol feminino no estado, porque muitas meninas precisam de incentivo, e os campeonatos da FCF, assim como projetos tipo a Menina Olímpica, dão oportunidades de revelar novas atletas. Quem sabe se, daqui a alguns anos, outras cearenses não estejam aqui onde eu estou?”.

Na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira Sub-20, comandada pelo técnico Doriva Bueno, está no Grupo B com o México, Inglaterra e Coreia do Norte. As disputas iniciam no dia 5 de agosto com o jogo México x Brasil, às 8h30 (horário de Brasília), no estádio du Clos Gastel. Em seguida, a nossa seleção enfrenta a Inglaterra no dia 8, também às 8h30 (horário de Brasília), no mesmo local. Para fechar a fase de grupos, Brasil x Coreia do Norte no dia 12 de agosto, às 8h30 (horário de Brasília), no estádio Guy Piriou.

Manuella Viana / Kerlya Chaves
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066522
imprensa@futebolcearense.com.br

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Feminino sub/20 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br